I – INTRODUÇÃO
Inicialmente, sob as coordenações da CTAE e NTE/Benevides, fomos orientados a planejar e executar, na Escola Estadual “Eduardo Launde” (Conj Gov Almir Gabriel), Marituba, Pará, as atividades a seguir descritas.
II - PROFESSOR COORDENADOR DAS ATIVIDADES
Samuel Correa Costa – Professor Multiplicador NTE/Benevides, Pará.
III - ATIVIDADES PLANEJADAS
Montar um jornal virtual (alunos-jornalistas)
IV - OBJETIVOS DAS ATIVIDADES:
Oportunizar aos alunos a desenvolver atividades que são inerentes a um profissional de jornalismo, que são:
- Trabalho em grupo;
- A investigação, a pesquisa, a interpretação de textos, a análise de dados e de informações; a análise crítica; e o poder de síntese.
- Desenvolver nos alunos o hábito de falar e informar a verdade.
V – PERÍODO (DURAÇÃO)
Pela exigüidade do tempo disponível, as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas em dois dias (14 e 16/03/08). O primeiro dia destinado a verificação dos equipamentos (Teleinformática) disponíveis no laboratório e a preparação (orientação) dos alunos em atividades utilizando esses recursos (Projeto “NavegaPará”), e o segundo dia, o lançamento do projeto, os alunos apresentando os seus trabalhos.
Como não ocorreu conforme planejado, as atividades continuam sendo desenvolvidas com outras perspectivas e abordagens (conteúdos e pedagógicas). E, pela disposição e interesse da direção da escola, essas atividades deverão ter continuidade, sob a coordenação de professores da escola, e sob a nossa orientação, quando necessária, inclusive, uma professora de Língua Portuguesa já se prontificou em colaborar (participar).
VI - CONVERSA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA
Após terem sido planejadas as atividades acima descritas, apresentamos ao Diretor da Escola, a proposta da CTAE/NTE/Benevides, o que foram aceitas de imediato e ficou acertado o seguinte:
Uma turma de alunos: 23 alunos (2ª S / E. Médio, Turno da Manhã);
Horários:
Manhã – 6ª Feira – 07:30 às 10:00 h
Tarde - 2ª Feira – 14:00 às 17:30 h
VII - APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS (ATIVIDADES)
No laboratório, tivemos o primeiro contato com os alunos, onde fizemos um breve comentário sobre o projeto “Navegapará”, e apresentamos aos mesmos a nossa proposta do jornal virtual. Após alguns acertos, os alunos aceitaram a idéia e definiram o projeto como “Jornal virtual Eduardo Launde”. Observamos que a grande maioria já tem certo domínio dos recursos computacionais.
VIII – METODOLOGIA
As atividades estão sendo desenvolvidas nos moldes de um projeto de aprendizagem. Pela exigüidade do tempo, a proposta do jornal foi uma solução viável para atender a proposta da CTAE/NTE/Benevides, que estão sendo desenvolvidas da maneira seguinte:
- Montar um jornal virtual com os recursos da Internet (BLOG). O BLOG é o espaço virtual, onde será publicado o “Jornal virtual Eduardo Launde”;
- Os alunos escolheram (elegeram) acontecimentos de repercussão mundial;
Nesse momento foram criados cinco grupos, de 4 a 5 de alunos, pelos acontecimentos escolhidos (item IX); - Voltando no tempo, como jornalistas, viajam ao(s) local(is) do(s) fato(s);
- A administração do jornal será de responsabilidade de uma equipe local de jornalistas;
- Como jornalistas (correspondentes), acompanham os acontecimentos, coletam dados, investigam e analisam os fatos, resumem, etc.;
- Utilizando o editor de textos, montam as informações (textos e imagens) em duas páginas (no máximo);
- Após isso, enviam, por e-mail para a redação (grupo local);
- A equipe local (Redação) deverá criar um BLOG, onde serão publicadas todas as informações recebidas dos demais grupos (item 5);
- Como orientação da direção da escola, essa equipe será responsável pela edição e publicação do histórico da escola; suas atividades junto a comunidade local (Bairro); informações de interesses da comunidade escolar, bem como publicar as notícias locais.
- Em determinado momento (data desconhecida do lançamento do projeto) deverá haver a socialização dos diversos trabalhos (grupo de jornalistas) elaborada no Impress (Línux).
IX - GRUPOS DE ALUNOS (jornalistas)
- G1 – Grupo local (Redação)
- G2 – Prisão, Condenação e Morte de Jesus Cristo (Semana Santa) – dois subgrupos;
- G3 – Ataque terrorista de 11 setembro 2001 (ataque árabe nos EUA);
- G4 – Segunda Guerra Mundial
- G5 – Queda do Muro de Berlin
X - OUTRAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS:
- Mostrar os recursos da plataforma BotoSet_Linux e os recursos da Internet.
- Criação de Pastas; Criação de e-mail;
- Pesquisas na Rede: As funções e perfis de um jornalista;
- Orientações sobre as interatividades (e-mail);
- Elaboração das apresentações;
- Outras atividades (necessidades dos alunos).
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