domingo, 13 de abril de 2008

Incentivação e Motivação

Finalizamos a postagem anterior afirmando: "Outro ponto importante na metodologia de ensino por projetos, no meu entendimento, é que podemos estar resolvendo um dos principais problemas vivenciados nas atividades educativas que é a INCENTIVAÇÃO, que pode conduzir à MOTIVAÇÃO.".
Aos comentários:
Incentivar ou Motivar
Muito se discute que o grande problema na educação é a “falta de motivação”. Primeiro tenta-se descobrir quem está sem motivação, o professor, o aluno, ou ambos? Eis a questão!
Como funciona o princípio (lei) da propagando? A propagando (comercial) tem por objetivo gerar no ser humano uma necessidade (afetiva, fisiológica, material, consumo, etc), depois disso lança a solução, apresentando o (s) produto(s).
Incentivação deve obedecer o princípio da propaganda: gerar no aluno a necessidade do saber e depois oferecer-lhe o produto. E aí reside o grande problema: a qualidade do produto, ou seja, que satisfaça as necessidades e espectativas geradas no aluno. A motivação ocorrerá por conta dessa satisfação (do aluno).

Incentivação e motivação são conceitos correlatos, mas com sentidos diferentes. Enquanto a incentivação é de ordem externa, isto é, parte de alguém, a motivação é de ordem interna, pertence a alguém.
O que é Incentivar
Incentivar é estimular o indivíduo a agir em uma determinada direção, atingir um objetivo. Na situação docente, a incentivação consiste em oferecer condições que despertem no aluno o desejo de aprender. É uma atuação intencional planejada pelo professor, que por meio da utilização de recursos (meios auxiliares) e estratégias pedagógicas, desequilibre (mentalmente) o aluno. Mas, para que ocorra esse desequilíbrio, é necessário que haja uma correspondência entre os incentivos (do professor) e os interesses (do aluno). E assim, esse indivíduo sai da sua acomadação, do seu estado de repouso (mental). No indivíduo desequilibrado ocorrerá uma reação orgânica (interior) de forma que ele volte ao estado anterior, ou seja, o aluno foi desafiado e aceita o desafio. Portanto, essa INCENTIVAÇÃO alcança os seus objetivos quando se transforma em MOTIVAÇÃO.
E a questão “quem está desmotivado”: é o professor? É o aluno? Ou são os dois? Vamos discutir?

Postagem: Samuel C Costa - Prof Multiplicador - NTE/Benevides

Nenhum comentário: