Citações que justificam a efetivação do projeto:
“Assim também não é vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca.“ (Evangelho de São Mateus, Cap 18. 14)
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, ...”
(Artigo 4º da LEI Nº 8.069, de 13 Jul 90 - Estatuto do Menor e do Adolescente).
“Assim também não é vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca.“ (Evangelho de São Mateus, Cap 18. 14)
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, ...”
(Artigo 4º da LEI Nº 8.069, de 13 Jul 90 - Estatuto do Menor e do Adolescente).
Estamos (NTE-BENEVIDES) desenvolvendo, com o Projeto Inclusão Digital, uma parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI/Benevides. O projeto atual é uma continuidade do que foi iniciado em 2006 e foi interrompido por problemas de falta de energia elétrica em nossas instalações. O projeto tem como objetivos básicos:
- Alcançar: (1) 14 professores e orientadores educacionais daquele órgão; (2) menores atendidos pelo PETI; e (3) menores em atividades de riscos, que trocaram as salas de aula, ou suas casas, pelas "atividades de ruas".
- Possibilitar aos participantes do projeto: (1) domínios e habilidades de conteúdos básicos sobre o ambiente da TeleInformática que facilite a estes as suas inserções no mundo digital; (2) o exercício de uma cidadania de direito e de fato; (3) retorno às salas de aula e a convivência familiar;
- O fortalecimento das as parcerias já estabelecidas;
- Desenvolver ações que promovam transformações sociais entre as comunidades envolvidas.
O projeto está sendo desenvolvido em três etapas. A primeira, que teve início em 11 Nov e foi concluída em 03 Dez 08 - (CH 40 h) - teve como objetivo mostrar aos professoroes os recursos básicos das TIC, disponíveis nas salas de informática das escolas, e ainda, oportunizar aos mesmos a exploração desses recursos como ferramentas pedagógicas. Esta etapa foi concluída com os professores (em grupos, por temas de pesquisas) criando seus Blog, onde publicam os resultados dessas pesquisas, bem como descrevem suas expepriências adquiridas e vivenciadas no decorrer do projeto.
- Alcançar: (1) 14 professores e orientadores educacionais daquele órgão; (2) menores atendidos pelo PETI; e (3) menores em atividades de riscos, que trocaram as salas de aula, ou suas casas, pelas "atividades de ruas".
- Possibilitar aos participantes do projeto: (1) domínios e habilidades de conteúdos básicos sobre o ambiente da TeleInformática que facilite a estes as suas inserções no mundo digital; (2) o exercício de uma cidadania de direito e de fato; (3) retorno às salas de aula e a convivência familiar;
- O fortalecimento das as parcerias já estabelecidas;
- Desenvolver ações que promovam transformações sociais entre as comunidades envolvidas.
O projeto está sendo desenvolvido em três etapas. A primeira, que teve início em 11 Nov e foi concluída em 03 Dez 08 - (CH 40 h) - teve como objetivo mostrar aos professoroes os recursos básicos das TIC, disponíveis nas salas de informática das escolas, e ainda, oportunizar aos mesmos a exploração desses recursos como ferramentas pedagógicas. Esta etapa foi concluída com os professores (em grupos, por temas de pesquisas) criando seus Blog, onde publicam os resultados dessas pesquisas, bem como descrevem suas expepriências adquiridas e vivenciadas no decorrer do projeto.
Visite os endereços dos Blog e contribua com seus comentários.
http://inclusaonopeti.blogspot.com/
http://artenopeti.blogspot.com/;
http://letramentonopeti.blogspot.com/;
A segunda etapa será desenvolvida no período de 09 a 16 Dez - (CH 20 h) - compreenderá atividades desses profissionais com os menores atendidos pelo programa - PETI - aplicando e ampliando suas experiências vivenciadas na primeira etapa. Nessas duas primerias etapas os professores e os alunos do PETI deverão cadastrar (relacionar) menores que se encontram fora da escola, em "atividades de rua" na cidade de Benevides e na localidade de Murini.
A terceira etapa será desenvolvida alcançando esses menores (cadastrados nas etapas anteriores), e será desenvolvida no período de 17 a 23 Dez - (CH 20 h).
As duas últimas etapas têm como objetivos proporcionar a "Inclusão Digital" desses menores, bem como estimular a volta a escola e ao estudo, e ao convício familiar, como um princípio e meio de desenvolvimentos intelectual, afetivo e sócio-econômico.
Estamos contando com os esforços e dedicação dos professores e coordenações das duas instituições (NTE e PETI), bem como com o interesse e o entusiasmo dos menores envolvidos no projeto.
Professor Samuel
Nenhum comentário:
Postar um comentário