quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ver-o-Peso, retrata uma sala de aula?

Um vídeo para ser visto, analisado e comparado com a nossa atual sala de aula.
Recebi do amigo Franz um e-mail sugerindo o acesso ao seu blog:http://esteblogminharua.blogspot.com/. Após assistir ao vídeo (em primeiro plano), e ao vídeo "Vivi e a tia cheirosinha do Ver-o-Peso" (http://www.youtube.com/watch?v=r5Kml_0pQgo), resolvi postar neste Blogo os comentários enviados ao blogueiro Franz, pela importância que assunto representa, para nós educadores.
"Parabens, amigo Franz, "Este Blog é Minha Rua" reflete bem as suas experiências como educador e porque não dizer, os seus saberes como homem tecnológico. Tecnologia, Educação e Fé, são como você comentou: três líquidos com desnsidades diferentes, com um detalhe, mesmo agitando o recipiente, eles não se misturam. Não pretendo comentar esses assuntos, vou me deter em dois pontos (de seus textos) que considerei de fundamental importância, o primeiro como cristão, o segundo como educador. A frase "Tudo está escrito", não é apenas uma filosofia do povo árabe, é uma doutrina que todos os cristãos verdadeiros devem acreditar e praticar. Em "Tudo está escrito" foi deixado ao homem para seguir, como um manual que todo produto tecnológico deve ter e ser observado pelo usuário, para um perfeito funcionamento e ter a sua garantia assegurada. "Tudo está escrito", o problema é que o homem não sabe onde estão esses escritos. A Bíblia é o livro onde "Tudo está escrito". É o código de ética dado por Deus para que o homem, tenha uma vida terrena dentro de seus padões morais e sociais. É difícil acreditar nessa verdade, pois já passei por isso, quantas vezes fui chamado de ateu pelas minhas próprias filhas... Hoje, graças a Deus sei um pouco do que é a Bíblia, que: foi escrita por vários homens, em épocas, locais e situações diferentes, mas tudo e todos sob a inspiração do Espírito de Deus, foi escrito tudo o que Ele queria que ficasse para nós (Suas criaturas). Desde jovem fui viciado em leitura, e posso afirmar uma coisa: não existe nenhum livro que possa gerar no leitor uma sensação de paz, bem-estar e prazer como a Bíblia. Em "Tudo está escrito" tem: História, Ciência, Religião, Leis, Poesias, Profecias... É o único livro, que na sua leitura o Seu autor pode estar presente, se o leitor tiver FÉ para buscá-Lo. Agora, quem não acredita ou não a conhece fica procurando, como você falou, curandeiros, pai-de-santo, garrafadas e outros recursos que a prórpia Bíblia condena.
O segundo ponto é a questão da Educação. O vídeo (vendedora e o menor) mostra uma senhora, toda enfeitada, ditando algo para um menor escrever. Amigo Franz, você foi feliz ao colocar uma imagem que considero a cara da nossa educação (do Brasil) e do dia-a-dia de uma grande parcela da nossa sociedade, que pode servir de tema para debates. Vejo naquela senhora ditando (passando) informações para o garoto (copiando) - é o ensino tradicional, tão criticado e difícil de mudá-lo. O que é pior, fazendo o garoto acreditar numa crendice (mentira), e incentivando-o a repassar isso a outras pessoas. O que as autoridades (políticas, religiosas, jurídicas, educadores) estão fazendo hoje? Estão tentando inculcar nas nossas mentes, principalmente dos mais jovens, que roubar e mentir são recursos válidos, justificáveis, que os valores morais são relativos, por isso são negociáveis, que tudo é uma questão de oportunidade (aqui e agora), que o politicamente correto é válido, "O fim justifica os meios" (Maquiavél). Educar é muito diferente do que a vendedora do ver-o-peso está fazendo. Amado mestre, não seja mais um vendedor de "agarrafadas", conheça os ensinos seguidos e deixados pelo maior Mestre, Jesus Cristo, só assim você pode passar ao seu aluno os verdadeiros valores de uma vida baseada nos princípios POSTADOS em "Tudo está escrito".
Um Feliz Natal...Um próspero 2009!!!!!
Professor Samuel

Nenhum comentário: