terça-feira, 13 de janeiro de 2009


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Ctae) promoveu no dia 29 de dezembro de 2008, no auditório do Núcleo de Tecnologia Educacional Benevides (NTE-Benevides), a cerimônia de certificação para os professores das redes estadual, municipal e educadores do projeto PETI formados no curso de introdução à inclusão digital. O uso pedagógico das novas tecnologias educacionais adquiridos no curso oportunizará aos educadores, educandos e a comunidade em geral uma nova perspectiva de avanço na qualidade da educação dos municípios atendidos pelo NTE-Benevides.
O curso foi realizado a partir de junho e capacitou professores dos municípios de Santa Izabel do Pará, Marituba, Bujarú, Benevides e Santo Antonio do Pará, entre outros. Os profissionais da educação foram formados por meio da plataforma livre Linux, na versão Boto Linux, que é um projeto da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante a solenidade de certificação houve a premiação dos professores que se destacaram no decorrer do curso e que já estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso, como mostra o depoimento da profª Maria Lina França Campos. Os professores do Projeto PETI, também, marcaram presença e agradeceram a oportunidade de realizarem cursos pelo NTE-Benevides.
A equipe de multiplicadores de Benevides agradece na pessoa do coordenador da Ctae, profº Luis Cavalcante, a todos os presentes na cerimônia e reafirma o compromisso do Núcleo em oportunizar cada vez mais discussões, pesquisas e cursos sobre o uso pedagógico das novas tecnologias educacionais.
“Agradecimentos,
Agradeço a oportunidade de está aprimorando meus conhecimentos sobre o uso pedagógico das novas tecnologias educacionais, com os cursos oferecidos pelo NTE-Benevides. Hoje, na sala de Informática eu problematizo e os alunos tornam-se co-autores de seus conhecimentos. É tanto o entusiasmo dos alunos, na sala de Informática, que nós criamos o aluno- monitor, como o Sidney, a Luciana, o Junior, o Levy, o Willian, o Victor.
A sala de informática da escola RUTH GUIMARÃES ainda não possui internet, mas os micros instalados são usados no dia a dia escolar, particularmente com as disciplinas Inglês e Informática Educacional, que trabalham com atividades como, jogos educativos, produção de textos, produção de slides, desenhos, entre outros.
No dia 27 de novembro 2008, aconteceu a I FEIRA CULTURAL da escola, eu MARIA LINA e o professor WENDEL, pensamos em oportunizar um espaço para “o cybercultura”, mas sem internet, organizamos uma sala de jogos educativos, que contemplou toda a comunidade, e foi um sucesso, pois recebemos a visita de alunos, pais, professores de outras escolas entre outros. Os alunos da monitoria entregaram senhas, organizaram filas, caderno de assinaturas, panfletos educativos sobre a importância da informática na escola, além de prestarem acessória às pessoas que não tinham contato com o computador. Alunos repórteres, Elias, Vanessa, Leidiane, sob a coordenação da professora Maria Lina França, elaboraram um guia de perguntas para os professores e para os alunos da escola sobre o uso do computador, dentre as quais “o que eles achavam da internet na escola”, “como eles usariam a internet, o orkut, a sala de bate papo, entre outros em suas disciplinas”. Enfim, promovemos: um concurso de miss, sendo que a nossa miss cibernética ganhou em 1º lugar; a gincana da informática; o mutirão de limpeza da sala de informática; e a sala de photoshop com o aluno Tarcisio.
Ser reconhecida pelo trabalho que pude fazer com todas as dificuldades, na cerimônia de certificação do NTE-Benevides no dia 29/12/2008, é muito gratificante, espero em 2009 contribuir muito mais para que novas ações sejam realizadas.
“Sonhos se tornam realidades, quando encontramos pessoas que sonham junto com agente”, vocês: PROFª. Léia Favacho, Dalva Guedes, Alberto Nakamaru, muito obrigada por tudo.
Profª Maria Lina França Campos."

Nenhum comentário: