quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NTE Benevides - Projeto UCA - Novo desafio



As formadoras do NTE Benevides Elizabeth Braga e Edina Marinete Rocha já estão no município de São João da Ponta. Com elas estão técnicos do MEC, da SEDUC - DITEC e a professora Telma (UFPa) para a formação do Projeto UCA – Um computador por aluno. A formação iniciou hoje e vai até sexta-feira -03-09. Este é o primeiro momento da formação que deve continuar na próxima semana. A formação visa mostrar caminhos para a potencialização pedagógica das ferramentas e aplicativos do laptop, para a utilização deste equipamento dentro da sala de aula. Serão preparados professores e alunos-monitores da rede pública de ensino para que possam criar atividades e projetos educativos com uso das ferramentas virtuais disponíveis no laptop.
As formadoras do NTE Benevides participaram nos dias 30 e 31/08 em Belém, no auditório AEDI/UFPA do 1º Encontro de Formação do Projeto UCA da Região Norte, de iniciativa da coordenação do Proinfo Pará e CTAE, essa formação foi coordenada pela professora Elizabeth Prado da UNICAMP e teve ainda participação dos estados do Pará, Acre e Rondônia.O Projeto UCA (Um Computador por Aluno) é uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação.
O Projeto UCA (Um Computador por Aluno) visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar .
A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país.

O NTE Benevides é responsável pela formação do Projeto UCA no município de São João da Ponta, município da Região Norte contemplado com o Projeto UCA total (receberá equipamentos para todas as escolas)
O NTE irá acompanhar e assessorar os professores e alunos após o lançamento oficial do projeto nesse município.
Segundo as formadoras que estão em São João da Ponta a formação está sendo um sucesso, pois todos estão empenhados e envolvidos com o projeto, os professores estão respondendo muito bem às novas informações. O Navega Pará começou com força total no município e todos estão entusiasmados com a conexão da internet.
As formadoras estão confiantes, pois estão recebendo todo apoio da SEMEC do município, da SEDUC -CTAE e DITEC.

postado por Léia Favacho

Um comentário:

Eloilson Leal disse...

Esse projeto é extremamente interessante, como faço para a incluir as escolas do meu município nesse projeto!???