sexta-feira, 4 de abril de 2008

ATIVIDADES

PROJETO PILOTO - PROPOSTA DE CURSO
1.Identificação:
Capacitação para Professores das Escolas coordenadas pelo NTE/Benevides.
“Conhecendo e trabalhando no Ambiente E-Proinfo”
2.Unidades Executoras:
Secretaria Executiva de Educação
Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/Benevides
Endereço: – Rua João Fanjas, s /n – Benevides, Pará
3.Coordenação e Execução do Curso:
Professora Léia Maria Rodrigues Favacho - Coordenadora;
Professor Paulo André ... – Turno da tarde
Professor Samuel Corrêa Costa – Turno da manhã
Professor Joaquim de Almeida Jares – Turno da manhã
4.Clientela:
Professores Lotados nos Laboratórios de Informática e Professores em Atividades em Sala de Aula na Escola Estadual Prof. Antonio de Pádua – Santa Bárbara
5.Carga Horária:
1ª etapa Presencial – 24 h.
2ª etapa A Distância – 26 h.
Total: 50 h.
6.Etapas:
1ª etapa - Presencial:
1- Conhecendo a Plataforma Linux e seus recursos numa abordagem técnico-pedagógica;
2-Conhecendo o Ambiente e-Proinfo como um ambiente de ambiente de aprendizagem virtual;
2ª etapa - A Distância:
Trabalhando no Ambiente e-Proinfo e utilizando-se dos recursos de comunicação da Teleinformática em atividades interativas por meio de Chat, Fóruns, e-mail, oficinas virtuais, etc.
7.Justificativa:
“Os NTE são instrumentais que possibilitam a formação de um número expressivo de profissionais da educação para uso pedagógico das TIC, contribuindo, assim, para a formação de hábitos, costumes e procedimentos condizentes com os pressupostos da Educação para todos, bem como possibilitar, ainda, a expansão do atendimento à comunidade em geral”.
Citação?
Nessa perspectiva entendemos que o NTE/Benevides tem como preocupação fortalecer as integrações através das NTIC no Estado do Pará, concretizando a proposta (Proinfo) que tem por objetivo promover mudanças significativas que contribuam para ampliar o uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas do Estado do Pará; estimular os trabalhadores em Educação na construção de uma cultura tecnológica; assim combatendo o analfabetismo digital; valorizando o educador e combatendo a exclusão digital.
8.Objetivos
Geral:
Esta proposta tem por objetivo geral promover mudanças significativas que contribuam para estimular os Profissionais em Educação na utilização de novas ferramentas no Processo Ensino-Aprendizagem; combater o analfabetismo digital; valorizar o educador; combater a exclusão digital.
Específico:
Viabilizar a implementação das TIC no âmbito escolar, ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem;
Promover a incorporação das TIC no Projeto Político Pedagógico da Escola e no Planejamento Pedagógico do Professor;
Fomentar a formação continuada, nas modalidades presencial e a distância, para os trabalhadores em educação, com vistas à utilização pedagógica das TIC;
Criar uma nova prática cognitiva nos ambientes escolares, por meio da pedagogia de projetos, pautada numa perspectiva sócio-construtivista;
Estabelecer o intercâmbio de práticas culturais e curriculares entre EscolaxEscola e EscolaxComunidade.

9.Metodologia:
O projeto será desenvolvido nos laboratórios de informática da Escola Estadual de Santa Bárbara e NTE/Benevides, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação serão utilizadas como uma ferramenta pedagógica, em atividades que oportunize ao aluno desenvolver a sua capacidade de analisar, interpretar, refletir e de criar.
Avaliação do curso pelos alunos.
2.Projeto de Aprendizagem
No decorrer do projeto será desenvolvido um “Projeto de Aprendizagem[1]”, onde o aluno terá autonomia de escolher o assunto (tema) que desejar estudar (descobrir), pesquisando nos meios diversos (livros, revistas, jornais, Internet, etc).
3.Socialização dos trabalhos
Ocorrerá durante e no final do projeto, onde os alunos farão uma apresentação de seus trabalhos desenvolvidos durante o Projeto de Aprendizagem.
4.Avaliação.
O aluno será observado (avaliado) em cada atividade, onde dependendo de seu desempenho, poderá executar tarefas diferenciadas, como: soluções de problemas lógicos no Excel; criação/modificação de figuras geométricas no Paint; Jogos, etc. Essas observações serão registradas em uma “Ficha de Avaliação Individual”.
Essas observações servirão, também, como parâmetros que possibilitem identificar o nível de desenvolvimento do aluno no decorrer do projeto.
Na avaliação do aluno será levado em conta o seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial, como: soluções de problemas lógicos, participação, interação, etc.
A apresentação final dos trabalhos dos alunos servirá, também, como objeto de avaliação.
10. Recursos:
I. Recursos Humanos:
Especificação
Quantidade.
Função (no Projeto)
Professores: 04
Coordenação e execução do projeto
Professores (Alunos)
Aprendizes-praticantes (em duas turmas)
II. Recursos Materiais:
1. Equipamentos
Especificação
Unidade
Quantidade
Custos (R$)
Unitário
Total
Computador Pessoal ligado na rede Internet
Unidade: 20
Impressora – a Laser
Unidade: 1
Impressora – Jato de tinta
Unidade: 1
Projetor de imagens (datashow)
Unidade: 1
Scanner:
Unidade: 1
Máquina fotográfica digital
Unidade: 1
2. Material de Consumo
Especificação
Unidade
Quantidade
Custos (R$)
Unitário
Total
Papel A4
Resma: 2
CD-RW: Caixa 10
Disquetes: Caixa 10
Pincel para quadro branco
Unidade: 6
Pasta classificadora de plástico, com elástico (*)
Unidade: Mesma qtd de alunos participantes
Caneta esferográfica – azul ou preta (*)
Unidade
Papel almaço pautado (*)
Caderno
Lápis preto (*)
Unidade
Borracha p/lápis (*)
Unidade

Obs: (*) - Material componente de um Kit que será distribuído a cada participante do projeto
11. Cronograma:
Calendário geral
Atividades
Execução (Mar/Jun 08) – 15 Semanas
Fev/Mar/Abr/Mai/Jun

I - Planejamentos e definições do projeto
Planejamento e elaboração do projeto.
Reuniões (Definições) com as direções das escolas envolvidas

Divulgação do projeto. Inscrição.

Planejamento das diversas atividades.

Replanejamento:
Metodologias/atividades/Avaliações

II - Execução do projeto
1ª Etapa – Presencial
2ª Etapa - A distância

(*) – Visitas de assessoramento aos professores alunos pela coordenação/professores do NTE/Benevides
(**) – Encerramento do projeto

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