domingo, 13 de abril de 2008

Metodologida de ensino por projetos

Mudanças necessárias
Na postagem anterior falamos sobre os quatro pilares da educação para o século XXI. Vamos comentar, a seguir sobre a metodologia de ensino por projetos que, pelas suas características e princípios metodológicos, pode promover o desenvolvimento do ser humano a: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender conviver; e aprender a ser.
Para que alcancemos esse desenvolvimento podemos concluir que devemos efetivar mudanças profundas nos nossos procedimentos em sala de aula.
A metodologia de ensino por projetos pode nos conduzir a essas mudanças? Vamos discuti-la?
Essa metodologia propicia ao aluno a oportunidade de aprender fazendo algo de seu interesse, satisfazendo suas necessidades, solucionando os seus problemas. Nessa metodologia de ensino o professor libera a capacidade de auto-aprendizagem do aluno - e o aluno tomando a iniciativa, o que não ocorre nos tradicionais métodos de ensino - pode escolher o quê e como aprender, adquirindo o domínio dos instrumentos de recepção do conhecimento. Isto sim, é construção do conhecimento. Além do mais o aluno se apropria de conhecimentos concretos, tornando-se assim um indivíduo autônomo de seu próprio saber, adquirindo a consciência real do que ele sabe, do que ele não sabe e do que ele pode ou não pode saber. Isso é aprender a aprender.
Na metodologia de ensino por projetos, onde é valorizado o trabalho em grupo e a interatividade, os jovens, satisfazendo as suas necessidades e resolvendo os seus problemas, estarão aprendendo a fazer e a aprendendo a conviver. E, ao tomarem iniciativas em seus aprendizados são conduzidos a elaborar pensamentos autônomos, críticos e formular os próprios juízos de valores. Estarão, assim, aprendendo a ser.
Outro ponto importante na metodologia de ensino por projetos, no meu entendimento, é que podemos estar resolvendo um dos principais problemas vivenciados nas atividades educativas que é a INCENTIVAÇÃO, que pode conduzir à MOTIVAÇÃO.
Aguarde a nova postagem
Postagem: Samuel C Costa -Prof Multiplicador NTE/Bnevides

Um comentário:

Naylorfisica disse...

olá achei muito interessante esse texto sobre ensino por projetos, você tem referências para que eu possa aprofundar um pouco no assunto. Obrigado