sexta-feira, 6 de março de 2009

Síntese da oficina de blogs pedagógicos

No turno da tarde, no período de 02 a 05/03/2009, ministramos uma oficina de blogs pedagógicos para os professores coordenadores das salas de informática das escolas públicas, dos municípios de Marituba, Benevides e Santa Barbará do Pará, assistidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Benevides. Essa oficina foi a primeira fase do assessoramento dos multiplicadores do Nte-Benevides aos educadores lotados nas salas de informática. A segunda etapa do assessoramento será a distância através do Blog da Oficina e dos Blogs criados, enquanto estratégia pedagógica, pelos coordenadores. E, a culminância, para esse semestre, será nossa visita as escolas assistidas para acompanharmos a apresentação que os coordenadores farão das atividades desenvolvidas à direção da escola, aos coordenadores pedagógicos e para todo o corpo docente.

A proposta da criação de blog, como ferramenta que favorece a prática da produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o ato da pesquisa, do poder da argumentação entre outros, partiu da constatação, particularmente recorrente nas falas dos coordenadores, de que a informática educativa não é uma realidade na grande maioria das escolas públicas. Nesse sentido, partindo da orientação defendida pelo atual coordenador da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Ctae), profº Luis Cavalcante, de que o professor lotado na sala de Informática não deve perder o vínculo com a sala de aula porque este favorece a integração entre esses espaços pedagógicos, sugerimos aos professores que elaborassem uma atividade, a partir do seu conteúdo programático, para ser desenvolvida nos ambientes da sala de aula, biblioteca e sala de informática.

A atividade escolhida pelos coordenadores das escolas estaduais foi da “Produção Textual”; em primeiro lugar, por esses educadores serem professores de linguás (portuguesa e inglesa), em segundo lugar, ficou marcante para eles esse potencial do blog. Os professores das escolas municipais de Benevides optaram por trabalhar com “Cantigas de Roda” por ser o público alvo crianças em séries iniciais.

O momento mais delicado da oficina foi na hora de pensar a atividade a ser desenvolvida. Primeiramente, foi colocado o problema da estrutura física, as salas de informáticas das escolas públicas não foram projetadas para atenderem uma turma com cinquoenta alunos. Em segundo lugar, salas com treze computadores, mas com apenas dez ou oito funcionando, isso na condição mais favorável, visto que nas escolas do município em Benevides a sala possui apenas três maquinas funcionando. O desafio colocado a todos era como implementar a informática educativa, com qualidade, nesse contexto e também sem contar com o apoio de um coordenador no horário que os alunos irão para a sala de informática, visto que nessas escolas não tem professores lotados nos três turnos. A solução foi dividir a turma em dois grupos. Um grupo será orientado a pesquisar as questões problematizadas, após a leitura e discussão na sala de aula, em jornais, revistas e outros acervos disponibilizados na biblioteca da escola, enquanto o outro grupo começará a realizar as atividades propostas no Blog, na sala de informática.

Ao colocarmos os coordenadores diante de questões problemáticas para os professores de salas de aula buscávamos fazê-los sensíveis ás varias indagações e preocupações que esses educadores têm toda vez que pensam em levar sua turma à sala de Informática. Para que os professores de sala de aula passem a frequentar a sala de informática é fundamental que o professor coordenador torne-se seu passeiro. Parceiro que usa de sua competência e habilidades para oportunizar formações, informações, motivações e, principalmente que seja sensível as dificuldades e medos que o novo traz.

Culturalizar ou naturalizar a idéia de que os professores se recusam a implementar a informática educativa é tirar dos alunos, em particular das escolas públicas, o direito a uma escola e a um ensino que lhes oportunizem igualdades de direitos, cidadania.

Temos muita convicção que as atividades que os coordenadores irão desenvolver com suas turmas de sala de aula sejam um marco para implementar de fato a informática educativa no cotidiano de suas escolas. Esses professores coordenadores darão o “ponta pé” inicial para um novo momento e nós do Nte-Benevides apostamos neles. Acreditamos no potencial de nossos colegas educadores e, principalmente em nossas crianças, jovens em todos aqueles que não perderão a esperança na escola pública.

Agradecemos a presença das professoras Edna Freitas (escola Fernando Ferrari), Francinete Ferreira (escola Anateles), Silene Faro (escola Edmundo Queiroz), Silvia dos Santos (escola municipal), Francilene da Silva (escola municipal) e dos professores Rubens Conceição (escola Fernando Ferrari) e Wendell Assis (escola Edmundo Queiroz) e, particularmente a profª convidada Rosângela Pinho que se dispôs a deixar suas atividades em Belém para nos presentear com seus conhecimentos sobre blog, e a todos que contribuíram para que essa oficina fosse possível. Aos professores coordenadores que não compareceram ao Nte-Benevides, para essa primeira parte do assessoramento, fica o nosso lamento pela sua ausência, mas também, a nossa crença nos bons trabalhos que encontraremos em nossa visita a suas escolas, e aproveitamos para ressaltar que estamos a disposição para ajudá-los em tudo que for possível.


O novo nós causa estranhamento, medo e a sensação de impotência, por isso, nos acomodamos aos velhos paradigmas e metodologias que sabemos não se sustentarem mais. Professores quando essa postura nos acomete não matamos apenas uma vida, mas toda uma geração.” (Dalva Guedes).


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